As Tendências da Contabilidade nas Empresas Contábeis
- Infoqplan Digital
- 9 de jan. de 2015
- 2 min de leitura

De que forma as entidades de classe auxiliam os Profissionais da Contabilidade a se manterem constantemente atualizados?
A participação e a aproximação dos empreendedores e dos profissionais com suas entidades de classe são de grande relevância para a atualização profissional.
A nossa atividade é impactada diretamente pelas transformações econômicas, fiscais, legislativas e tecnológicas e a assimilação destas mudanças é fundamental. As entidades, como o Sescon-SP, o CRC SP e outras, sabem dessa necessidade, por isso buscam auxiliar diretamente sua base de representação, com o anúncio em primeira mão das novidades, interpretação e divulgação das notícias, com a promoção de cursos, palestras e seminários, com a oferta de serviços que facilitam esta adaptação, além de outras linhas de atuação.
Esta aproximação permite a conexão e a troca de experiências com colegas de profissão e de outros segmentos, possibilita uma dinâmica de conhecimentos excepcional, visão ampla da economia e do mercado em que estamos inseridos, e, consequentemente, proporciona não apenas o desenvolvimento e crescimento pessoal, mas de toda a categoria.
Qual o papel das entidades de classe na adoção das Normas Internacionais de Contabilidade e na atualização contínua dos profissionais contábeis?
A última década foi marcada por grandes transformações para a área contábil e, sem dúvida, a necessidade de adaptação das normas brasileiras às Normas Internacionais de Contabilidade é uma delas. Desta forma, as entidades de classe têm um grande papel: de conscientizar sua base de representação sobre a necessidade de mudanças, de oferecer opções de educação permanente, de auxiliar na capacitação dos Profissionais da Contabilidade com cursos, palestras, debates, estudos detalhados e práticos sobre o tema, desenvolvendo ações em diversos níveis. É preciso mostrar que o desafio é grande, mas que os benefícios são ainda maiores, pois as empresas nacionais falarão a linguagem universal dos negócios e, neste quesito, nosso País hoje já é referência no mundo.
Além disso, as entidades fazem o fundamental trabalho de alertar os contribuintes e a sociedade sobre essas questões e sobre o papel do empresário e profissional contábil, ao se aproximar de entidades de outros segmentos do empreendedorismo, divulgar e esclarecer o tema na imprensa e outros veículos de comunicação.
De que forma as empresas contábeis podem estar mais preparadas para as exigências do mercado?
Primeiramente, é imprescindível a educação permanente, reciclagem e profissionalização. O conhecimento hoje é mola mestre para a sobrevivência e o sucesso. Somado a isso, é importante ressaltar a busca permanente pela excelência, que abarca ética, transparência e qualidade na prestação de serviços.
Outro fator importante também é o suporte em gestão, soluções em tecnologia da informação, que auxiliam as empresas de Contabilidade e seus clientes a superarem os desafios do mercado e da evolução da inteligência fiscal brasileira.
Comentarios