O novo papel do contador. Já pensou nisso?
- Infoqplan Digital
- 22 de jan. de 2015
- 1 min de leitura

Muito mais que fazer cálculos e preencher guias e formulários para atender o fisco, o contador, hoje, precisa estar em sintonia com o mundo tecnológico. Com a globalização, o profissional de contabilidade precisa se atualizar constantemente e saber tirar proveito das diversas ferramentas tecnológicas, principalmente para acompanhar a velocidade com que as informações e obrigações ocorrem.
Diante de tantas mudanças, que cada vez mais exigem tomadas de decisões rápidas e assertivas, obrigações acessórias fiscais em tempo real e padronização da contabilidade a nível internacional tornaram-se conhecimentos essenciais para que o contador se mantenha atuante e funcional no mercado. Portanto, é imprescindível que ele tenha uma visão global, para que possa compreender e avaliar os meios político, econômico e cultural e tomar, dessa forma, providências baseadas em um contexto mais diversificado e real.
Uma boa iniciativa para se manter conectado em meio a tantas mudanças, por exemplo, é participar das atividades organizadas pelos órgãos de classe, como o CRCs, bem como aquelas desenvolvidas pelos Sindicatos Patronais.
Além disso, para que o contador conquiste a confiança do empresariado e se destaque da concorrência é importante que ele tenha ética, credibilidade, pontualidade e profissionalismo. O novo papel do contador exige que ele se comporte, na verdade, como um consultor empresarial, já que na maioria das vezes, o empresário não consegue identificar o que precisa e acaba delegando "tudo" para o profissional contábil. Este, por sua vez, deverá ter a habilidade de conduzir as demandas para profissionais competentes - que devem atuar em prol do empresário, cada qual em sua área de atuação. Enfim, ser um consultor empresarial também é atribuição do contador moderno.
Comments