Receita Federal alerta para envio de mensagens falsas
- Receita Federal
- 16 de mar. de 2015
- 2 min de leitura

A Receita Federal do Brasil divulgou em seu site nota onde afirma que não envia e-mails sem a autorização do contribuinte. De acordo com o órgão, são apresentadas facilidades na obtenção do Programa Gerados da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2015.
“Tais mensagens utilizam indevidamente nomes e timbres oficiais e iludem o cidadão com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas, na tentativa de obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e principalmente financeiras”, informa o texto.
Ação da Fenacon – Na última terça-feira, 10, o presidente da Fenacon, Mario Elmir Berti esteve reunido com o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, e discutiu, entre outros assuntos, sobre as dificuldades no recebimento de notificações por meio do e-CAC, especialmente para os micro e pequenos empresários. Na oportunidade, foi informado que a volta de intimações via postal (correio) não tem chance de ser retomada. No entanto, nos informaram que está em fase de implantação um sistema em que o contribuinte pode cadastrar o número do seu celular e quantos mais lhe convier, inclusive do seu contador, para que as intimações também sejam enviadas via SMS, o que minimizaria um pouco a questão de ter que acessar o e-CAC para saber se houve ou não alguma notificação.
Segue a íntegra do texto
A Receita Federal não envia e-mails sem autorização do contribuinte
A Receita Federal alerta aos cidadãos que estão sendo enviadas mensagens eletrônicas (e-mail) em nome do órgão com o falso propósito de divulgar facilidades na obtenção do Programa Gerador da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física 2015.
Tais mensagens utilizam indevidamente nomes e timbres oficiais e iludem o cidadão com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas, na tentativa de obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e principalmente financeiras. Os links contidos em determinados pontos indicados na correspondência costumam ser a porta de entrada para vírus e malwares no computador.
A Receita Federal não envia e-mails sem autorização do contribuinte e nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome.
O Programa Gerador do IRPF deve ser obtido diretamente na página da RFB na Internet.
Veja como proceder perante estas mensagens:
1. não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário.
2. não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da RFB, ou mensagens como "clique aqui", pois não se referem à Receita Federal.
3. Excluir imediatamente a mensagem.
Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, os contribuintes podem procurar as unidades da Receita, acessar a página na internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou entrar em contato com o Receitafone (146).
Fonte:Receita Federal - http://sitecontabil.com.br/noticias/artigo.php?id=414
Comments