![]() SCS InfoConta com conteúdo exclusivo focado na tecnologia Steel Frame, mais um canal de relacionamento com você, o “SCS Info”! |
---|
DUVÍDAS
METODOLOGIAS MATERIAIS
TECNOLOGIA
NOTÍCIAS
TUDO SOBRE STEEL FRAME
Canal SCS info
Steel Frame e suas vantagens
Sistema
steel frame
O Light Steel Framing (LSF), ou simplesmente Steel Frame, é um sistema construtivo racional e industrial que começou a ser desenvolvido há cerca de 150 anos nos EUA como uma evolução das construções em madeira, tradicionalmente lá usadas há mais de 300 anos. Os principais componentes do sistema são perfis leves de aço galvanizado dobrados a frio, utilizados para formar painéis estruturais, vigas, tesouras, etc., além de outros elementos característicos, como as placas de fechamento interno e externo, isolantes termo acústicos e impermeabilizantes. Os demais componentes são elementos convencionais como instalações elétricas e hidráulicas, revestimentos e acabamentos. Nos EUA, assim como no Canadá, Europa, Japão, China, Austrália, Nova Zelândia, Chile e Argentina, o Steel Frame é largamente utilizado para construções residenciais e comerciais, e aumenta a cada ano sua participação no mercado, devido principalmente ao custo competitivo, à rapidez do processo e às vantagens tecnológicas e ecológicas. Vários destes países, que sofrem terremotos, maremotos e furacões, têm o Steel Frame como principal método construtivo para edificações de até 8 pavimentos, pela sua grande resistência a estes eventos. No Brasil, é uma opção mais segura para locais sujeitos a inundações e deslizamentos de terra, pois a edificação é muito mais resistente ao desabamento, chegando por vezes a ser arrastada inteira com a estrutura intacta. A região sul do país tem se destacado na utilização desse sistema construtivo em substituição às casas de madeira ou de alvenaria pelo reconhecimento de que ele é um método mais eficiente. Todos os componentes são industrializados e, hoje em dia, todos são produzidos por grandes indústrias e multinacionais instaladas no Brasil, com garantia de qualidade e certificação pelo SINAT (Sistema Nacional de Avaliações Técnicas), no âmbito do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat do Ministério das Cidades.

Steel frame
x alvenaria
Perguntas
mais frequentes
Veja abaixo as principais dúvidas de nossos clientes. Caso a sua dúvida não esteja nessa relação, por favor, entre em contato conosco.
O que é o sistema construtivo Light Steel Frame (LSF)?
O sistema tem vantagens tanto para o construtor, que consegue entregar o imóvel acabado na metade do tempo, como para o consumidor, que pagará um menor custo por um produto com mais qualidade e conforto térmico. Além disso, uma obra em steel frame tem baixo índice de desperdício, principalmente nas instalações elétricas e hidráulicas.
Além de proporcionar uma obra limpa, o aço é um material mais resistente e menos susceptível ao fogo. Por ser galvanizado, ele não enferruja e proporciona durabilidade superior às paredes de concreto. Trata-se, portanto, de uma técnica capaz de desenvolver empreendimentos mais seguros. As principais vantagens são:
-
Total Flexibilidade na Arquitetura
-
Alta produtividade / Construção a seco
-
Redução de desperdícios / Baixo impacto ambiental
-
Facilidade de montagem, manuseio e transporte
-
Rapidez de execução / Redução de prazos
-
Excelente Desempenho térmico e acústico
-
Otimização de custos
-
Rápido retorno do capital
Quanto ao acabamento, posso utilizar todos os tipos de acabamentos?
SIM, é possível desde a utilização de pedras, tijolos à vista, cerâmicos, ou seja, não há qualquer limitação.
Qual a durabilidade deste tipo de construção?
Este como outro sistema construtivo qualquer, deve obedecer critérios de durabilidade regulamentados em normas brasileiras de construção. Não existe um cálculo preciso da vida útil de um imóvel. Na maior parte do tempo, a vida útil tem correlação bastante forte com a periodicidade de manutenção e conservação que se dá a ele.
Uma estrutura destinado à habitação é um dos poucos bens que os consumidores esperam que dure uma vida inteira ou mais. É portanto fundamental que o material usado na estrutura cumpra a sua função durante tanto tempo quanto os outros componentes básicos, tal como o revestimento do telhado, das paredes ou dos pisos. Para durar uma vida inteira, a estrutura em aço leve precisa de uma proteção adequada contra a corrosão. A galvanização tem provado ser o mais económico e eficiente meio de proteger o aço, sendo assim, toda a estrutura é feita em aço galvanizado.
Já os outros materiais de revestimento, acabamento e pintura, tem a durabilidade variável, de acordo com a qualidade e tipo de material empregado. Mas, mesmo estes, com uma manutenção programada e cumprida à risca, dão ao conjunto uma durabilidade além das expectativas, sem falar que a manutenção é muito mais fácil de ser feita quando comparada ao método tradicional de construção.
Apenas a título ilustrativo, existem nos EUA casas construídas no sistema Steel Frame com mais de 150 anos de habitação ainda em funcionamento.
Os materiais envolvidos são importados? E quanto tempo demora para construir uma residência de 300m², por exemplo?
Todo o material necessário para esse sistema construtivo já é fabricado e comercializado no Brasil. A não ser que seja um desejo pessoal, nossos projetos especificam 100% dos materiais de fabricação nacional. Por isso, você não precisa ficar preocupado com a obtenção de materiais de reposição, nem mesmo com a oscilação na cotação do dólar ou política monetária. Em Sorocaba existem fornecedores de todos os grandes fabricantes de materiais usados no Steel Frame.
O período de construção de uma obra em steel frame é sempre menor do que no sistema tradicional, que exige muito tempo para a correção de imperfeições, como desvios de prumo e nível. Além da rapidez, esse sistema construtivo evita a formação de entulhos no decorrer da obra e também o desperdício.
Visto que muitos dos materiais empregados na construção LSF são prontos e padronizados (como por exemplo o Drywall), é precisamente esta característica que torna economicamente acessível e competitiva esta solução construtiva. Evidentemente, o tempo e a mão-de-obra estão intimamente ligados com o custo final da obra.
É possível executar um projeto residencial de 300 m2 em 90 dias (após a mobilização do canteiro de obras, salvo os dias de chuva).
Eu vou escutar vozes de outras pessoas de um cômodo para outro?
Testes realizados no IPT comprovam que uma parede com montantes metálicos de 90mm, revestida dos dois lados com chapas de gesso acartonado de ½”, tem o mesmo desempenho acústico referente a absorção e reflexão de ondas sonoras que uma parede de alvenaria de mesma espessura. O som produzido no interior de uma divisão é refletido pelas paredes e transmitido por elas, impedindo a propagação do ruído do que uma parede de tijolo. Este efeito provoca um som diferente, dando a sensação de parede oca quando se bate nas paredes, visto que o som do impacto não é totalmente transferido para a outra face.
A utilização de lã de vidro no interior das paredes aumenta muito este desempenho acústico, o que torna nossas paredes várias vezes superior acusticamente a uma parede construída no sistema tradicional. Os ruídos de impacto ou de percussão nos pisos podem ser minimizados ou mesmo eliminados pela aplicação de lã mineral de alta densidade, ou outros materiais adequados, diretamente sob o OSB (Oriented Strand Board) que reveste a estrutura da laje e finalmente aplicar o pavimento final.
O que é o sistema construtivo Light Steel Frame (LSF)?
O sistema conhecido internacionalmente por "Light Steel Frame", que em português significa estruturas e aço leve, é uma denominação estrangeira utilizada para descrever um sistema construtivo que aplica o aço galvanizado como principal elemento estrutural. Não se utiliza tijolo ou cimento, exceto o concreto que só é empregado nas fundações. Esse método construtivo tem mais de 50 anos de existência e hoje ele é um dos mais utilizados no mundo para construções residenciais e comerciais de até 8 pavimentos. O concreto para a estrutura é substituído pelo aço galvanizado, e os fechamentos de alvenaria, por chapas prontas para receber a pintura ou revestimento. Esse sistema construtivo utiliza produtos padronizados de tecnologia avançada que permite uma obra rápida, limpa e com acabamento superior à alvenaria tradicional. É composto por perfis leves de aço galvanizado, painéis de gesso acartonado, lã de rocha e placas cimentícias.
Posso construir em Steel Frame na praia ou em lugares úmidos? E a umidade gerada internamente, é mais prejudicial no LSF?
Podemos afirmar que o Steel Frame oferece maior segurança à umidade que o sistema convencional de alvenaria, e, portanto é o mais indicado nestes casos. Na fundação, nas paredes e na cobertura, do sistema Steel Frame, aplicam-se produtos que são barreiras realmente eficazes contra a umidade. Sua estrutura em aço galvanizado é mais eficiente em resistir aos efeitos de lugares úmidos e marinhos, se comparado ao conjunto tijolo + cimento + ferro. O excesso de umidade proveniente da utilização de águas quentes, provoca umidade nas paredes e vidros como resultado da condensação do vapor de água em contato com as superfícies frias. Estas condensações acabam por enegrecer as paredes devido à proliferação de fungos e são extremamente prejudiciais para a saúde. Numa casa LSF são empregados materiais isolantes que, por si só, mantêm o ambiente numa temperatura que evita tais condensações. Adicionalmente, todas as paredes interiores são revestidas a gesso cartonado que, sendo poroso, pode absorver o excesso de umidade para depois o devolver ao ambiente quando este estiver mais seco.
